atualizado em Ago./2012

Atualizado em Ago./2012

Pag.06 (Histórico da cidade)


História:

Por volta de 1807, Pedro José Neto e seus filhos, oriundos de Minas Gerais, internaram-se nas matas onde hoje está São Carlos e acabaram fixando-se nos campos onde viria a se formar a cidade; construíram uma capelinha dedicada a São Bento (padroeiro) nos Campos de Aracoara (lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol") na região dos campos de Piratininga, habitada pelos indígenas da tribo Guayanás.
Em 22 de agosto de 1817 foi criada a Freguesia de São Bento pela Resolução n.o 32. Em 30 de outubro de 1817 elevada à categoria de Distrito. Em 10 de julho de 1832 passou à categoria de Município, que foi instalado em 24 de agosto de 1833.
Do ponto de vista histórico-econômico, na 1ª metade do século XIX, as grandes propriedades rurais, características deste século, ainda não tinham sido atingidas pelo surto cafeeiro. Plantava-se a cana-de-açúcar, milho, ao lado de outros cereais, o fumo e o algodão. Os rebanhos eram constituídos em sua maioria por suínos e bovinos.
Em 20 de abril de 1866 passa à categoria de Comarca pela Lei Provincial n.o 61 e em 6 de fevereiro de 1889 é elevada à categoria de Cidade, pela lei provincial de n.o 7.
Falando um pouco da economia da cidade de Araraquara, durante a primeira metade do século XIX, plantavam-se a cana-de-açucar, milho, fumo e algodão. Os rebanhos eram constituídos em sua maioria por suínos e bovinos. Por volta de 1850, o plantação de café substitui a de cana e cereais, e torna-se o produto de maior importância na economia local.
Em 1885, a chegada da Ferrovia estimula o crescimento da cidade, que foi considerada a "Cidade Mais Limpa das Três Américas", além de ser a primeira no interior a ser servida por linhas de ônibus elétricos(trolebus).